É no Dia Internacional da Alimentação, a 16 de outubro, que a Bel anuncia uma mudança de imagem, posicionamento e estratégia de crescimento, a nível mundial.
A Bel, empresa familiar pioneira que se tornou numa empresa internacional, redefiniu a sua missão corporativa através do seu compromisso “disponibilizar alimentos saudáveis e responsáveis para todos”, posicionando as suas marcas no crescente mercado de snacks saudáveis. Assim, apresenta a sua nova assinatura “Bel for All, for Good”.
Antoine Fiévet, Presidente e Diretor Executivo do Grupo Bel, afirma: “O ADN da Bel não está a mudar, mas a nossa transformação está a acelerar. A nova assinatura simboliza o compromisso e o modelo de negócio sustentável que estamos a construir. Por trás de “For All, for Good” estão representados 12.600 colaboradores em mais de 30 países, que unem os seus esforços para construir uma empresa diferente – uma empresa que interage de forma constante e positiva com o mundo”.
Para responder às expectativas dos consumidores, a Bel está a alargar a sua oferta para além dos queijos e produtos de frutas. Até 2020, a Bel pretende trabalhar na inovação de produtos à base de plantas, oferecendo soluções que combinem matérias-primas lácteas com vegetais ou leguminosas. Esta estratégia visa tornar as marcas da Bel ainda mais inclusivas, de forma a irem ao encontro dos desafios alimentares dos países onde a Bel opera.
«“Food for all” está no ADN da Bel desde o início, graças ao nosso modelo de porções individuais.», comenta Cécile Béliot, Vice-Presidente Executiva para a Estratégia e Crescimento de Marcas do Grupo Bel. “O nosso sucesso baseia-se na determinação de tornar os produtos lácteos acessíveis às famílias em todo o mundo, e o nosso objetivo é ir mais além, criando novos produtos e oferecendo aos consumidores marcas inclusivas e responsáveis”.
Uma estratégia ambiciosa para oferecer produtos mais saudáveis e responsáveis
A Bel está comprometida com um ambicioso programa que passa por uma melhoria contínua do perfil nutricional das suas receitas, pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável, embalagens recicláveis e/ou biodegradáveis, mantendo um papel ativo na luta contra as mudanças climáticas e permitindo uma fácil acessibilidade do consumidor aos seus produtos.
Assim, esses compromissos passam por:
· Melhoria constante das receitas, para uma otimização dos perfis nutricionais dos produtos. Mais de 180 receitas foram melhoradas desde 2012.
· Compromissos para 2025: 80% do portefólio de produtos com limite de gordura e sal, favorecendo nutrientes ricos como cálcio e proteínas.
· Criar embalagens 100% recicláveis e/ou biodegradáveis, até 2025. Hoje, 81% das embalagens usadas pela Bel são recicláveis ou biodegradáveis.
· Atingir a neutralidade carbónica das operações do Grupo Bel até 2025. Em 10 anos, a Bel reduziu as emissões de gases com efeito estufa em 59%. Em 2017, integrou a iniciativa Science Based Targets (STBi), que visa reduzir as emissões de gases com efeito estufa em toda a sua cadeia, para ajudar a cumprir as metas do Acordo de Paris.
· Promoção de uma produção leiteira sustentável, até 2025. A trabalhar ao lado da WWF França há mais de sete anos, a Bel está a trabalhar num conjunto de diretrizes internacionais que visam apoiar a produção de lacticínios, junto dos produtores de leite, para promover, por exemplo, a utilização de rações sem OGM para rebanhos leiteiros, pastagem e novos modelos de negócio agrícolas.
· Criação de produtos adaptados às necessidades do consumidor e aos desafios de saúde pública locais. Para populações com necessidades nutricionais mais urgentes, principalmente populações com baixos rendimentos e para as quais a segurança alimentar é um desafio diário, a Bel comprometeu-se a enriquecer sistematicamente os seus produtos com um dos quatro nutrientes recomendados pela OMS (ferro, iodo, vitamina A e zinco). Todos os limites foram estabelecidos de acordo com as recomendações da OMS e validados por dezenas de nutricionistas independentes e especialistas internacionais na área da nutrição.
· Em Portugal, o Programa Leite de Vacas Felizes, impulsionado pela marca Terra Nostra apresenta-se como um caso de estudo por parte do Grupo. O Programa Leite de Vacas felizes garante a pastagem 365 dias por ano e os mais rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal.
O Grupo Bel em números
- 600 colaboradores.
- 19 biliões de porções produzidas por ano.
- 3,3€ biliões em vendas em 2018.
- Presente em mais de 30 países.
- 32 unidades de produção em todo o mundo.
- 400 clientes de retalho / distribuição.
- 600 fornecedores de matérias-primas e embalagens para laticínios.
- Mais de 2.500 produtores de leite; dois mil milhões de litros de leite recolhidos em 10 bacias leiteiras.
Grupo Bel | Resultados Económicos
Milhões de Euros | 1ª metade de 2019 | 2ª metade de 2018 | % Crescimento |
Vendas | 1,658 | 1,626 | + 1.9% |
Lucro Operacional | 126 | 88 | + 43.0% |
Lucro líquido consolidado |
80 |
53 |
+51.4% |
Bel Portugal em números
- Faturação 2018: 134 milhões de euros
- 600 colaboradores
- Nº produtores: 410 nos Açores e 45 no Continente