A Experiência Bel

A proposta de valor para os colaboradores está intrinsecamente ligada com o propósito, cultura e valores da empresa e evolui com as necessidades e expectativas dos colaboradores.

Na Bel, a nossa missão e propósito é entregar alimentos mais saudáveis e responsáveis para todos – for all, for good – para todos, pelo bem. Isto traduz-se em vários compromissos, nomeadamente, e começando de dentro para fora, ser uma empresa que acolhe e cuida dos seus colaboradores e pretende ser uma referência em cultura inclusiva e colaborativa, onde todos pertencem.

 

A proposta de valor para o colaborador da Bel – Nurture – é inspirada neste compromisso e assenta em 4 pilares:

Be Well (Bem Estar)

Intrinsecamente ligado ao nosso valor “cuidar”, este é provavelmente o pilar que está mais presente em tudo o que fazemos, há muito tempo, de forma consistente.

A certificação como Empresa Familiarmente Responsável desde 2015 traduz o nosso foco no equilíbrio trabalho / vida pessoal e familiar e na igualdade de oportunidades. Traduz-se em 75 medidas ativas – que vão da oferta do dia de aniversário até à majoração de pagamento de trabalho em part-time para apoio à família.

E no programa Bel + Feliz, focado no combate à vulnerabilidade, em particular dos operadores das fábricas, e se traduz no acesso a seis consultas gratuitas por ano de apoio psicológico, jurídico, fiscal e psicossocial.

E no programa Healthy Smile, focado na alimentação, atividade física, promoção da saúde e bem-estar psicológico.

E na implementação de um modelo híbrido flexível, muito valorizado.

 

Belong (Pertencer)

Promover a diversidade, equidade e a inclusão (DEI) não é apenas uma questão de justiça social ou conformidade legal, mas sim uma estratégia empresarial que pode diferenciar toda a organização, melhorando o seu desempenho e impactando positivamente a sociedade. Adicionalmente, os ambientes de trabalho inclusivos promovem a inovação e a criatividade através da partilha de perspetivas e experiências diferentes.

 

O Grupo Bel definiu objetivos ambiciosos a nível global para serem alcançados até 2030, que se traduz em planos locais adaptados a cada realidade. Em Portugal, estamos focados na construção de uma liderança inclusiva, na inclusão de pessoas com necessidades específicas e na promoção da igualdade de género – apesar de sermos uma empresa equilibrada e uma referência no grupo na área industrial, por exemplo, sabemos que as mulheres ainda têm dificuldade em chegar às lideranças de topo, e queremos contribuir para essa mudança.

Become (Desenvolver)

Como todas as empresas, competimos pelo talento que precisamos de atrair. E estamos comprometidos com o desenvolvimento desse talento – como cada um pode atingir o seu máximo potencial, sentir-se realizado no que faz. E isso traduz-se em planos de mobilidade interna – em 2023 cerca de 1/3 da nossa população (excluindo operadores) teve mudanças no seu scope profissional – e no foco da transparência, feedback e alinhamento de expectativas.

Believe (Acreditar | Propósito)

Do compromisso com uma trajetória de sustentabilidade nasce o programa “Actors for Good” e a ambição de que, todos os nossos colaboradores, sejam ativistas pelo bem das pessoas e do planeta.

Isto traduz-se na capacitação das pessoas, a todos os níveis da organização, para poderem tomar decisões informadas e mais sustentáveis, na sua vida pessoal e profissional. E que levem isso para os seus ciclos de influência. Por exemplo, damos formação sobre as alterações climáticas para toda a nossa população e organizamos regularmente sessões temáticas sobre embalagem, energia, com parceiros que partilham os seus projetos, etc.

Traduz-se ainda numa política de voluntariado que incentiva todos a dar o seu tempo para contribuir; em 2023 tivemos mais de 1200h de voluntariado. Existem na Bel várias comunidades multidisciplinares, que promovem estas várias dimensões e amplificam o sentido de pertença, potenciando a energia dos colaboradores nas causas com que se identificam, e, em nome da empresa, amplificar a sua ação, com um resultado win-win.

 

Em 2024, celebramos 20 anos em Portugal – Pioneiros de um novo amanhã. O mote foi criado com a participação dos colaboradores, no sentido de ser representatitivo e inspirar para um projecto de futuro conjunto. Acreditar = Pertencer.