Grupo Bel está a transformar o seu modelo de negócio para acelerar a estratégia de crescimento sustentável

Missão: disponibilizar produtos saudáveis e responsáveis para todos

É no Dia Internacional da Alimentação, a 16 de outubro, que a Bel anuncia uma mudança de imagem, posicionamento e estratégia de crescimento, a nível mundial.

A Bel, empresa familiar pioneira que se tornou numa empresa internacional, redefiniu a sua missão corporativa através do seu compromisso “disponibilizar alimentos saudáveis ​​e responsáveis ​​para todos”, posicionando as suas marcas no crescente mercado de snacks saudáveis. Assim, apresenta a sua nova assinatura “Bel for All, for Good”.

Antoine Fiévet, Presidente e Diretor Executivo do Grupo Bel, afirma: “O ADN da Bel não está a mudar, mas a nossa transformação está a acelerar. A nova assinatura simboliza o compromisso e o modelo de negócio sustentável que estamos a construir. Por trás de “For All, for Good” estão representados 12.600 colaboradores em mais de 30 países, que unem os seus esforços para construir uma empresa diferente – uma empresa que interage de forma constante e positiva com o mundo”.

Para responder às expectativas dos consumidores, a Bel está a alargar a sua oferta para além dos queijos e produtos de frutas. Até 2020, a Bel pretende trabalhar na inovação de produtos à base de plantas, oferecendo soluções que combinem matérias-primas lácteas com vegetais ou leguminosas. Esta estratégia visa tornar as marcas da Bel ainda mais inclusivas, de forma a irem ao encontro dos desafios alimentares dos países onde a Bel opera.

«“Food for all” está no ADN da Bel desde o início, graças ao nosso modelo de porções individuais.», comenta Cécile Béliot, Vice-Presidente Executiva para a Estratégia e Crescimento de Marcas do Grupo Bel. “O nosso sucesso baseia-se na determinação de tornar os produtos lácteos acessíveis às famílias em todo o mundo, e o nosso objetivo é ir mais além, criando novos produtos e oferecendo aos consumidores marcas inclusivas e responsáveis”.

Uma estratégia ambiciosa para oferecer produtos mais saudáveis e responsáveis

A Bel está comprometida com um ambicioso programa que passa por uma melhoria contínua do perfil nutricional das suas receitas, pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável, embalagens recicláveis e/ou biodegradáveis, mantendo um papel ativo na luta contra as mudanças climáticas e permitindo uma fácil acessibilidade do consumidor aos seus produtos.

Assim, esses compromissos passam por:

·        Melhoria constante das receitas, para uma otimização dos perfis nutricionais dos produtos. Mais de 180 receitas foram melhoradas desde 2012.

·        Compromissos para 2025: 80% do portefólio de produtos com limite de gordura e sal, favorecendo nutrientes ricos como cálcio e proteínas.

·        Criar embalagens 100% recicláveis ​​e/ou biodegradáveis, ​​até 2025.  Hoje, 81% das embalagens usadas pela Bel são recicláveis ou biodegradáveis.

·        Atingir a neutralidade carbónica das operações do Grupo Bel até 2025. Em 10 anos, a Bel reduziu as emissões de gases com efeito estufa em 59%. Em 2017, integrou a iniciativa Science Based Targets (STBi), que visa reduzir as emissões de gases com efeito estufa em toda a sua cadeia, para ajudar a cumprir as metas do Acordo de Paris.

·        Promoção de uma produção leiteira sustentável, até 2025. A trabalhar ao lado da WWF França há mais de sete anos, a Bel está a trabalhar num conjunto de diretrizes internacionais que visam apoiar a produção de lacticínios, junto dos produtores de leite, para promover, por exemplo, a utilização de rações sem OGM para rebanhos leiteiros, pastagem e novos modelos de negócio agrícolas.

·        Criação de produtos adaptados às necessidades do consumidor e aos desafios de saúde pública locais. Para populações com necessidades nutricionais mais urgentes, principalmente populações com baixos rendimentos e para as quais a segurança alimentar é um desafio diário, a Bel comprometeu-se a enriquecer sistematicamente os seus produtos com um dos quatro nutrientes recomendados pela OMS (ferro, iodo, vitamina A e zinco). Todos os limites foram estabelecidos de acordo com as recomendações da OMS e validados por dezenas de nutricionistas independentes e especialistas internacionais na área da nutrição.

·        Em Portugal, o Programa Leite de Vacas Felizes, impulsionado pela marca Terra Nostra apresenta-se como um caso de estudo por parte do Grupo. O Programa Leite de Vacas felizes garante a pastagem 365 dias por ano e os mais rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal.

O Grupo Bel em números

  • 600 colaboradores.
  • 19 biliões de porções produzidas por ano.
  • 3,3€ biliões em vendas em 2018.
  • Presente em mais de 30 países.
  • 32 unidades de produção em todo o mundo.
  • 400 clientes de retalho / distribuição.
  • 600 fornecedores de matérias-primas e embalagens para laticínios.
  • Mais de 2.500 produtores de leite; dois mil milhões de litros de leite recolhidos em 10 bacias leiteiras.

 

Grupo Bel | Resultados Económicos

Milhões de Euros 1ª metade de 2019 2ª metade de 2018 % Crescimento
Vendas 1,658 1,626 + 1.9%
Lucro Operacional 126 88 + 43.0%
Lucro líquido consolidado  

80

 

53

 

+51.4%

Bel Portugal em números

  • Faturação 2018: 134 milhões de euros
  • 600 colaboradores
  • Nº produtores: 410 nos Açores e 45 no Continente