Com valores fortes e uma estratégia de crescimento que orienta a sua visão de longo prazo, a Bel assume a sustentabilidade como um pilar central do seu negócio, desde a sua governação corporativa, aos seus modelos de relações laborais e comerciais, até às suas operações locais. A motivação do Grupo para o crescimento sustentável, orienta a sua tomada de decisão estratégica por forma a garantir que o seu modelo de negócio seja rentável no curto e no longo prazo.
A nossa visão de responsabilidade social
O Grupo Bel, de origem familiar, é uma multinacional que opera na indústria alimentar com um forte portfólio de marcas nacionais e internacionais. Esse facto influencia significativamente o modo como define as suas Políticas de Responsabilidade Social Corporativa.
Visão de longo prazo
A nossa visão de responsabilidade social é que esta não deve ser vista como um projeto, mas sim como parte integrante das nossas iniciativas quotidianas, ao nível social, ambiental e na interação com os parceiros externos e internos.
A nossa política de responsabilidade social é motivada pela vontade de dar significado à nossa ação no mercado, tendo em consideração os interesses dos nossos consumidores, colaboradores e das comunidades em que estamos implantados.
Os cinco pilares da política de RSC
A Bel quer assegurar que o seu programa de Responsabilidade Social contribui positivamente para a comunidade em que vivemos e trabalhamos, para os seus colaboradores, para todos os seus parceiros e ainda para reduzir o seu impacto ambiental no planeta. Como assinante do Pacto Universal das Nações Unidas, que estabelece 10 princípios relacionados com os direitos humanos, condições de trabalho, anticorrupção e proteção ambiental, o Grupo Bel assume também a sua total responsabilidade como cidadão empresarial.
A missão de Responsabilidade Social da Bel Portugal define-se pela procura de um crescimento rentável e sustentável, enquanto comprometida em criar um impacto positivo nas áreas onde opera, baseada em cinco pilares:
1. Desenvolver produtos nutricionalmente equilibrados e saudáveis
Este eixo de atuação engloba a segurança e a qualidade alimentar, bem como a riqueza nutricional e a naturalidade dos produtos. No âmbito deste pilar foi implementado em ambas as fábricas a Certificação de Segurança Alimentar FSSC 22000.
Os consumidores reconhecem as nossas marcas como sendo as marcas do mercado de queijo com as propostas mais saudáveis e distinguem Terra Nostra como tendo um leite puro e rico. A riqueza e a naturalidade dos produtos Terra Nostra vem dos 365 dias de pastagem, sendo Terra Nostra parceiro da Associação Portuguesa de Nutricionistas.
2. Promover um consumo e comunicação responsável
Um compromisso que inclui o acesso do consumidor a informação nutricional, transparência nos processos e na origem do leite e a implementação de práticas de Marketing justas. A Bel Portugal empenhou-se na comunicação dos lanches saudáveis, através das marcas A Vaca que ri e Babybel.
3. Produzir e comercializar produtos com um impacto ambiental reduzido
A melhoria contínua dos processos com vista à redução do impacto ambiental da atividade da Bel é uma constante. Tendo as fábricas da Bel o sistema de gestão ambiental certificado de acordo ISO 14001. São várias as medidas implementadas, não só na redução do consumo de água, eletricidade e combustível, como também de materiais de embalagem.
4. Promover relações justas e duradouras e uma cadeia de valor sustentável
A promoção de uma cadeia de valor sustentável é de grande relevância para a Bel e foi com base neste compromisso e em garantir a sustentabilidade do negócio do Leite nos Açores que surgiu o Programa Leite de Vacas Felizes, focado na diferenciação e valorização do leite. Um exemplo de responsabilidade social com o reconhecimento externo, quer de empresas, quer de entidades públicas.
5. Implementar políticas justas, transparentes e éticas para os colaboradores
A Bel está comprometida com a satisfação dos seus colaboradores e trabalha todos os dias para a realização profissional e pessoal da equipa. A Bel é também certificada de acordo com a norma OHSAS 18001 de Saúde e Segurança no trabalho, estando os colaboradores empenhados em reduzir a taxa de frequência de acidentes no trabalho, com o envolvimento de todos. É ainda a primeira empresa alimentar em Portugal com a Certificação de Empresa Familiarmente Responsável.
Os 3 eixos prioritários de RSC na Bel Portugal
Na Bel Portugal temos 3 eixos prioritários para a Responsabilidade Social Corporativa:
1. Promover a pastagem com os nossos produtores de leite
Acreditamos na pastagem enquanto método que promove a sustentabilidade ambiental dos belos recursos naturais dos Açores, o bem-estar animal e a riqueza nutricional do leite. Com o Programa Leite de Vacas Felizes promovemos a pastagem e as melhores práticas de produção leiteira, partilhando valor com os produtores de leite.
2. Bons hábitos alimentares – o lanche
A promoção do hábito de lanchar produtos saudáveis é a nossa visão e o nosso compromisso. Através da nossa comunicação estamos empenhados na partilha de informação que ajude a criar hábitos alimentares saudáveis nas crianças.
3. A nossa família, os colaboradores
Para a Bel, os colaboradores são o seu ativo mais importante, e por isso promovemos a responsabilização e participação de todos no cumprimento dos objetivos operacionais, comerciais e estratégicos da empresa, ao mesmo tempo que promovemos o seu desenvolvimento e a sua realização pessoal, reconhecendo o seu esforço e empenho, com políticas de remuneração e benefícios. A Bel é uma empresa familiarmente responsável que promove a conciliação entre o trabalho e a vida familiar.