1º Congresso Agricultura Regenerativa

A BEL quer ser reconhecida como a empresa mais sustentável em Portugal, do Prado ao Prato, pioneira em Agricultura Regenerativa!

 

O Dia Mundial da Agricultura, assinalado a 20 de março, ficou em 2023 marcado pela realização do I Congresso de Agricultura Regenerativa, na Ilha de S.Miguel Açores.

 

Este congresso, organizado pela BEL Portugal, em parceria com o Cluster Grace Açores, teve como objetivo promover a interação entre empresas no âmbito das suas agendas de sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Cerca de 180 participantes juntaram-se para debater temas de Sustentabilidade relacionados com a Agricultura: projetos piloto de Agricultura Regenerativa, testemunhos de produtores locais, intervenções de especialistas nacionais e internacionais.

 

Marcaram presença neste Congresso, produtores de leite, professores e alunos do ensino superior, empresários, bem como o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, o Presidente da Federação Agrícola dos Açores e o Presidente da Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

 

 

A BEL foi pioneira, sendo a primeira empresa a trabalhar Agricultura Regenerativa nos Açores. Destaca-se o projeto-piloto que se encontra a ser desenvolvido na ilha de São Miguel desde 2022. A grande ambição é que, até 2030, todos os produtores de leite sigam práticas de agricultura regenerativa.

 

A Bel quer trabalhar para ser reconhecida como a empresa mais sustentável em Portugal, do Prado ao Prato, pioneira em Agricultura Regenerativa.

 

Um agradecimento especial aos 5 produtores pioneiros Agricultura Regenerativa: Henrique Cordeiro, Luis Gonzaga, Nélio Miranda, Eduardo Alves Pedro Amaral, e os consultores André Antunes e Phyllis van Amburgh do Savory Institute, que acompanham e que estiveram presentes no Congresso a dar o seu testemunho.

 

Mas, afinal, o que é a agricultura regenerativa?

 

Para além de ser considerada “um desafio” para a agricultura nos próximos anos, a Agricultura Regenerativa é, nada mais, nada menos, que um modo de produção focado na qualidade do solo utilizado no crescimento de plantas saudáveis, através da proteção dos microrganismos e ecossistemas que o integram.

 

Para o efeito são utilizadas variadas técnicas que permitem obter um solo saudável, quer no cultivo de alimentos utilizados diretamente na alimentação humana, quer no desenvolvimento saudável e sustentável das pastagens.